eSocial – Saúde e Segurança do Trabalho

Compartilhe nas redes!

O eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, entrou na 4ª fase da sua implantação. Nas fases anteriores já enviamos as informações da sua empresa, dos empregados e da folha de pagamento. Agora chegou o momento das informações de Saúde e Segurança no Trabalho.

As informações de SST enviadas ao eSocial serão usadas para substituir a atual forma de emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), bom como o acompanhamento de todos os laudos obrigatórios provenientes do CNAE, e funções dos empregados da empresa.

 

QUAIS LAUDOS A EMPRESA PRECISA TER?

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho.

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

É de vital importância que sua empresa providencie ou atualize os laudos necessários, com uma empresa especializada e implemente os programas necessários para que sua empresa esteja em conformidade com a legislação de Saúde e Segurança do Trabalho e que forneça o suporte necessário para a comunicação com a plataforma do eSocial.

A exceção são para as empresas que não possuem empregados, sendo dispensadas da obrigação dos laudos.

 

QUANDO AS INFORMAÇÕES DEVEM SER ENVIADAS?

A partir de Janeiro de 2022, todas as empresas deverão iniciar os envios ao eSocial, com exceção daquelas pertencentes ao Grupo 1, que já são obrigadas desde outubro de 2021.

 

COMO SERÁ REALIZADO O ENVIO? E QUEM É RESPONSÁVEL PELA INFORMAÇÃO?

As informações de SST são de extrema importância, pois além de influenciar na tributação, tem impacto na aposentadoria dos trabalhadores, nos pagamentos de insalubridade e periculosidade, e na gestão dos afastamentos.

Devido a importância dessas informações, a competência/expertise para o envio é da área especializada, ou seja, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho).

Desta forma, mais do que nunca é essencial procurar parceiros da área que estejam atualizados e preparados para os envios do eSocial e possam cumprir com as obrigações legais.

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Empresarios Ja Podem Renegociar Dividas De Pequenos Valores Com A Receita Blog - Quero montar uma empresa

Renegociar dívidas: como fazer de pequenos valores com a receita?

A renegociação de dívidas de pequenos valores é agora possível para empresários  As pequenas e microempresas podem agora participar da renegociação através do e-CAC  Pessoas físicas e pequenas empresas podem agora tirar proveito de um programa especial de renegociação de

Pronampe Veja Como Sua Empresa Pode Se Beneficiar Blog - Control Service Contabilidade

Conheça os benefícios do Pronampe para a sua empresa

Pronampe: o que é, como funciona e quais são seus benefícios Entenda, de uma vez por todas, o que é o Pronampe e como sua empresa pode se beneficiar desse programa Devido à crise econômica causada pelos impactos da pandemia

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top