Imposto de renda 2024: saiba quais são os erros mais comuns

Imposto De Renda 2024 Evite Erros E Multas - Control Service Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Imposto de renda 2024: Principais erros e como evitá-los

Neste artigo, vamos mostrar os principais erros que você deve evitar na hora de declarar o imposto de renda 2024 e como fazer tudo certo e ficar em paz com o leão.

O imposto de renda 2024 é uma obrigação que todo cidadão brasileiro deve cumprir anualmente, declarando seus rendimentos e pagando os tributos devidos. 

No entanto, muitas pessoas cometem erros na hora de preencher a declaração, que podem resultar em multas, atrasos ou até mesmo na malha fina da Receita Federal

Para evitar esses problemas, confira alguns dos principais erros que você deve evitar na declaração do imposto de renda 2024.

Veja também:

Não informar todos os rendimentos

Um dos erros mais comuns é omitir ou esquecer de informar algum rendimento recebido no ano anterior, seja ele de trabalho, de aluguel, de pensão, de aposentadoria, de investimentos ou de outras fontes. 

A Receita Federal cruza os dados da declaração com as informações fornecidas pelas fontes pagadoras, bancos e outras instituições, e pode detectar facilmente qualquer divergência.

Por isso, é importante declarar todos os rendimentos, mesmo que sejam isentos ou não tributáveis, e guardar os comprovantes para eventuais esclarecimentos.

Não declarar os dependentes corretamente

Outro erro frequente é declarar pessoas que não se enquadram como dependentes, ou deixar de declarar aquelas que se enquadram. 

Os dependentes são aqueles que dependem financeiramente do contribuinte, como cônjuge, filhos, pais, irmãos, entre outros, desde que atendam aos requisitos estabelecidos pela Receita Federal. 

Ao incluir um dependente na declaração, é possível deduzir algumas despesas, como educação, saúde e previdência, mas também é preciso informar os rendimentos, bens e dívidas do dependente, se houver. 

Por isso, é preciso avaliar se vale a pena incluir ou não um dependente, e fazer as contas para verificar qual opção é mais vantajosa.

Não declarar os bens e as dívidas

Muitas pessoas se preocupam apenas em declarar os rendimentos, e se esquecem de declarar os bens e as dívidas que possuem. 

Isso pode gerar inconsistências no patrimônio do contribuinte, e chamar a atenção da Receita Federal. 

É preciso declarar todos os bens e direitos que o contribuinte possuía em 31 de dezembro de 2023, como imóveis, veículos, joias, obras de arte, ações, fundos, poupança, etc., informando o valor de aquisição e a situação atual. 

Da mesma forma, é preciso declarar todas as dívidas e ônus que o contribuinte tinha em 31 de dezembro de 2023, como empréstimos, financiamentos, cheque especial, cartão de crédito, etc., informando o valor original e o saldo devedor.

Não declarar as despesas dedutíveis

Outro erro que pode prejudicar o contribuinte é deixar de declarar as despesas que podem ser deduzidas da base de cálculo do imposto, reduzindo o valor a pagar ou aumentando a restituição. 

As principais despesas dedutíveis são as relacionadas à educação, saúde, previdência, pensão alimentícia, doações, livro-caixa, entre outras. 

No entanto, é preciso ter cuidado para declarar apenas as despesas que se enquadram nas regras da Receita Federal, e que possam ser comprovadas por meio de notas fiscais, recibos, extratos, etc. 

Despesas sem comprovação ou que não sejam dedutíveis podem levar o contribuinte à malha fina.

Conte com a Control Service!

Em resumo, a declaração do imposto de renda 2024 é uma tarefa que exige atenção e cuidado, pois qualquer erro pode trazer consequências negativas para o contribuinte.

Para evitar esses problemas, a CONTROL SERVICE disponibilizou um profissional especializado para te auxiliar nesse processo e sanar todas as dúvidas.

Ficou curioso? Entre em contato conosco e declare seu imposto de renda 2024 sem complicações.

FALAR COM UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO!

5/5 - (1 vote)

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Parcelamento Do Simples Nacional Como Fazer - Control Service Contabilidade

Parcelamento do Simples Nacional: o que é e como fazer?

Parcelamento do Simples Nacional: o que é e como fazer? Tudo que você precisa saber sobre o parcelamento do Simples Nacional está aqui. Confira agora! Sua empresa está com dificuldades para pagar os impostos? Então, o parcelamento do Simples Nacional

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top