Qual a diferença entre PIS e COFINS cumulativo e não cumulativo? Descubra!

Conheca Os Tributos Pis E Cofins Cumulativo E Nao Cumlativo A Diferenca E O Impacto Para Oseu Negocio Blog - Quero montar uma empresa

Compartilhe nas redes!

Tudo o que você precisa saber sobre o PIS e a COFINS cumulativos e não cumulativos

Tire suas dúvidas sobre o PIS e a COFINS cumulativos e não cumulativos

A complexa tributação brasileira ainda causa muitas dúvidas aos contribuintes em relação ao recolhimento dos tributos e às suas particularidades.

Uma dúvida muito comum é em relação ao PIS e à COFINS cumulativos e não cumulativos. Afinal, quais são as diferenças entre eles? Como eles funcionam? Qual a opção mais vantajosa para a sua empresa?

No artigo de hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema.

Confira!

O que são o PIS e a COFINS?

Antes de entendermos as diferenças entre o PIS e a COFINS cumulativos e não cumulativos, é importante esclarecer o que são esses dois tributos. 

PIS é a sigla para Programa de Integração Social e se trata de um imposto de contribuição social. Dessa forma, os valores arrecadados com o pagamento desse imposto são direcionados para o pagamento de benefícios, como:

  • Seguro-desemprego;
  • Abonos; e
  • Participação nos lucros da empresa.

Ou seja, todo o valor arrecadado com o PIS é revertido para o colaborador. Desse modo, todas as empresas brasileiras possuem a obrigação de recolher o PIS, até mesmo os órgãos governamentais, sendo esses valores cobrados sobre o faturamento, a importação e a folha de pagamento.

Vale ressaltar que, para as entidades públicas, esse imposto recebe o nome de PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

A COFINS, por sua vez, significa Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social e é destinada ao financiamento de programas de seguridade social, como a previdência social.

Com exceção das microempresas e empresas de pequeno porte enquadradas no Simples Nacional, todas as empresas possuem obrigação de recolher a COFINS, até mesmo as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda.

Por fim, vale ressaltar que a COFINS é cobrada sobre o faturamento e importação.

Qual a diferença entre PIS e COFINS cumulativos e não cumulativos?

Agora que você já possui o claro entendimento dos conceitos de PIS e COFINS, podemos entender as diferenças entre o PIS e a COFINS cumulativos e não cumulativos. Veja a seguir!

  • PIS e COFINS cumulativos

O PIS e a COFINS cumulativos significam que a incidência desses tributos sempre ocorrerá quando houver uma venda, mesmo nos casos em que o produto já tenha sido tributado em outras etapas.

Podemos utilizar como exemplo o segmento atacadista e varejista. Quando o atacadista realiza a compra dos produtos do fabricante, haverá a cobrança do PIS e da COFINS. Entretanto, quando o atacadista realizar a venda desses produtos para o varejista, haverá uma nova cobrança desses tributos.

Vale ressaltar, por fim, que as empresas enquadradas no Lucro Presumido são obrigadas a aderirem à tributação de impostos cumulativos.

  • PIS e COFINS não cumulativos

O PIS e a COFINS não cumulativos, por sua vez, indicam a existência de créditos para abatimento de transações comerciais anteriores. Esses créditos são descontados do valor pago ao governo.

Conte com o nosso suporte contábil especializado para escolher a opção mais vantajosa para a sua empresa!

Para saber se a sua empresa pode ou não optar pelo formato não cumulativo, bem como para identificar a melhor forma de tributação para a sua empresa, é fundamental contar com o suporte de especialistas contábeis.

Nesse sentido, saiba que dispomos de um time de profissionais altamente experientes, capacitados e com a expertise necessária para prestar o suporte de que a sua empresa precisa.

Então, não perca mais tempo e nos envie uma mensagem agora mesmo a fim de que possamos conversar sobre as suas necessidades e sobre como podemos ajudar você!

Fonte: Abrir empresa simples

CONTE COM O SUPORTE CONTÁBIL IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Transforme O Futuro Da Sua Empresa Com Um Planejamento Financeiro Empresarial Eficiente (1) - Control Service Contabilidade

Planejamento financeiro empresarial: guia para empresários

Planejamento financeiro empresarial: transforme o futuro do seu negócio com estratégias eficientes Descubra como um planejamento financeiro empresarial eficiente pode impulsionar o crescimento e a sustentabilidade do seu negócio. Você já se perguntou como transformar o futuro da sua empresa

Controle De Estoque No E Commerce. Dicas Essenciais Que Podem Até Reduzir Custos - Control Service Contabilidade

Controle de estoque em e-commerce: 6 dicas fundamentais!

Domine o controle de estoque no e-commerce: estratégias para otimizar e reduzir custos Explore 6 dicas fundamentais para transformar seu gerenciamento de estoque e alavancar a eficiência No mundo competitivo do e-commerce, o controle de estoque é uma parte vital

Pagamento Do Simples Nacional. Entenda Como Funciona - Control Service Contabilidade

Simplifique o Pagamento do Simples Nacional em Passos

Pagamento do simples nacional: Entenda como funciona Entenda todo o processo e dicas para efetuar o pagamento do Simples Nacional de forma eficiente e sem erros. O pagamento do Simples Nacional representa uma parte crucial na gestão de micro e

Incentivos Fiscais Para Empresas. Veja Os Principais Que Vão Alavancar O Seu Negócio! (1) - Control Service Contabilidade

Descubra como economizar impostos com incentivos fiscais!

Incentivos fiscais para empresas: veja os principais que vão alavancar o seu negócio! Descubra como os incentivos fiscais podem ser a chave para o crescimento do seu negócio! Incentivos fiscais são ferramentas poderosas no arsenal de qualquer empresa que busca

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top