Tributação simples nacional: Benefícios cruciais para empresários!

Tributação Simples Nacional Saiba O Porquê é Uma Opção Vantajosa Para A Sua Empresa! - Control Service Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Tributação simples nacional: Saiba o porquê é uma opção vantajosa para a sua empresa!

Confira no nosso artigo tudo sobre as vantagens cruciais da tributação simples nacional! 

A tributação simples nacional, é uma das escolhas e opções mais vantajosas para todos os empresários que desejam economizar e lidar com tributos mais simplificados. 

Entretanto, a tributação simples nacional, depende de diversos aspectos específicos e muitas vezes complicados para empresários que não possuem o conhecimento necessário.

Desse modo, iremos te apresentar tudo que você precisa saber sobre essa tributação tão fundamental para sua empresa! Confira e saiba mais!  

Entenda mais sobre o simples nacional em: 

O que é a Tributação simples nacional?

Em resumo, a tributação Simples Nacional é um regime de tributação nacional simplificado que unifica o recolhimento de vários tributos em um só. 

Neste contexto, a empresa paga mensalmente apenas uma guia que contempla todos os tributos referentes à sua atuação: 

  • IRPJ: Imposto de Renda Pessoa Jurídica, sobre a renda de CNPJs;
  • CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, sobre o lucro das empresas após o IRPJ;
  • PIS: Programa de Integração Social, sobre a receita bruta das empresas;
  • COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, sobre a receita bruta das empresas;
  • IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados, sobre as industrializações dos produtos, sejam brasileiros ou estrangeiros;
  • CPP: Contribuição Patronal Previdenciária, sobre a folha de pagamento dos empregados;
  • ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, sobre as movimentações de produtos e alguns serviços;
  • ISS: Imposto sobre Serviços, sobre a prestação de serviços de qualquer natureza.

A tributação Simples Nacional é exclusivo para micro e pequenas empresas, ou seja, negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. 

Além disso, a empresa precisa cumprir outros requisitos, como não ter sócios no exterior, não exercer atividades financeiras, não fabricar veículos.

A princípio, o Simples Nacional é composto por um conjunto de 5 Anexos compostos por faixas de faturamento, alíquotas e parcela a deduzir. 

O código CNAE, ou seja, o tipo de atividade desenvolvida por cada empresa é o que define o seu anexo de enquadramento, enquanto o faturamento nos últimos 12 meses, define a alíquota de cálculo dos impostos.

Quais os benefícios da Tributação simples nacional?

Certamente, a tributação simples nacional oferece diversas vantagens para as micro e pequenas empresas, como:

Redução da carga tributária: 

De fato, em muitos casos, a tributação Simples Nacional pode representar uma economia de impostos em relação aos outros regimes, pois as alíquotas são menores e progressivas, ou seja, aumentam conforme o faturamento aumenta.

Simplificação do pagamento de impostos: 

Sobretudo, ao invés de pagar várias guias separadas, a empresa paga apenas uma guia mensal, facilitando o controle e a gestão financeira.

Facilidade na emissão de notas fiscais: 

Dessa maneira, a empresa pode emitir notas fiscais eletrônicas de forma simplificada, sem a necessidade de informar a base de cálculo e o valor do imposto de cada operação.

Acesso a crédito e licitações: 

Dessa forma, a empresa que opta pelo Simples Nacional tem mais facilidade para obter crédito junto a bancos e instituições financeiras, além de poder participar de licitações públicas com vantagens competitivas.

Quais são os principais passos para Tributação simples nacional?

Por fim, para se enquadrar à tributação simples nacional, a empresa precisa seguir alguns passos, como:

  • Primeiramente, verifique se a empresa se enquadra nos requisitos do Simples Nacional, como faturamento, atividade e porte.
  • Em seguida, solicite a opção pelo Simples Nacional no Portal do Simples Nacional, no site da Receita Federal, até o último dia útil de janeiro do ano em que deseja optar pelo regime.
  • Depois disso, preencha o formulário de opção com os dados da empresa e os códigos CNAE das atividades exercidas.
  • Assim, aguarde a análise da Receita Federal, que verificará se a empresa possui algum impedimento para aderir ao Simples Nacional, como débitos tributários ou irregularidades cadastrais.
  • Acompanhar o resultado da solicitação no Portal do Simples Nacional, que será divulgado até o dia 15 de fevereiro.
  • Finalmente, se a opção for deferida, a empresa passa a recolher os impostos pelo Simples Nacional a partir de 1º de janeiro do ano da opção.
  • Por fim, se a opção for indeferida, a empresa pode apresentar um recurso administrativo ou regularizar a situação que gerou o impedimento e solicitar uma nova opção.

Adéque-se ao simples nacional com auxílio da nossa contabilidade! 

Nós, da Control Service Contabilidade, somos especialistas em te auxiliar a conseguir aumentar sua eficiência e principalmente resolver seus problemas e dificuldades! 

Contamos com serviços de excelência especializados em Contabilidade para Empresas do Simples Nacional, para que você e se empresa desfrutem dessa maneira simplificada! 

Entre em contato conosco e desfrute da tributação simples nacional imediatamente! 

Tenha uma empresa simplificada com os tributos!

5/5 - (1 vote)

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Controle De Estoque No E Commerce. Dicas Essenciais Que Podem Até Reduzir Custos - Control Service Contabilidade

Controle de estoque em e-commerce: 6 dicas fundamentais!

Domine o controle de estoque no e-commerce: estratégias para otimizar e reduzir custos Explore 6 dicas fundamentais para transformar seu gerenciamento de estoque e alavancar a eficiência No mundo competitivo do e-commerce, o controle de estoque é uma parte vital

Pagamento Do Simples Nacional. Entenda Como Funciona - Control Service Contabilidade

Simplifique o Pagamento do Simples Nacional em Passos

Pagamento do simples nacional: Entenda como funciona Entenda todo o processo e dicas para efetuar o pagamento do Simples Nacional de forma eficiente e sem erros. O pagamento do Simples Nacional representa uma parte crucial na gestão de micro e

Incentivos Fiscais Para Empresas. Veja Os Principais Que Vão Alavancar O Seu Negócio! (1) - Control Service Contabilidade

Descubra como economizar impostos com incentivos fiscais!

Incentivos fiscais para empresas: veja os principais que vão alavancar o seu negócio! Descubra como os incentivos fiscais podem ser a chave para o crescimento do seu negócio! Incentivos fiscais são ferramentas poderosas no arsenal de qualquer empresa que busca

Empresas De Comércio Exterior Tema Da Postagemcontabilidade No Comércio Exterior Veja Os Benefícios Da Assessoria Especializada (1) - Control Service Contabilidade

Contabilidade no Comércio Exterior: Benefícios Especializados

Contabilidade no Comércio exterior: confira os benefícios da assessoria especializada Descubra como a assessoria contábil especializada pode otimizar sua operação no comércio exterior, garantindo conformidade, reduzindo riscos e maximizando lucros. Em um mundo cada vez mais globalizado, as empresas de

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top